Aprenda o que é a matriz BCG, como fazer uma matriz BCG, como usar o ciclo de vida de um produto e quais são os benefícios de usar essa ferramenta.

Se você quer aproveitar as oportunidades de crescimento do seu negócio, você precisa conhecer a matriz BCG. Essa ferramenta foi criada pela consultoria Boston Consulting Group (BCG) e é usada desde 1968 até hoje por empresas de todos os portes e segmentos.

A matriz BCG ajuda a analisar o desempenho dos seus produtos ou serviços e a definir as melhores estratégias para cada um deles.

Neste artigo, você vai aprender o que é a matriz BCG, como ela funciona, como fazer uma matriz BCG, como usar o ciclo de vida de um produto para planejar suas ações e quais são os benefícios de usar essa ferramenta. Vamos lá?

O que é matriz BCG e como ela funciona?

A matriz BCG é um gráfico que classifica os produtos ou serviços de uma empresa em quatro categorias, de acordo com o nível de crescimento de mercado e a participação relativa de mercado. Essas categorias são:

  • Estrela: são os produtos ou serviços que têm alta participação em um mercado que cresce muito. Eles geram receita, mas também exigem investimento para manter ou aumentar a sua posição.
  • Vaca leiteira: são os produtos ou serviços que têm alta participação em um mercado que cresce pouco. Eles geram receita e lucro, mas não precisam de muito investimento. Eles são a fonte de caixa da empresa.
  • Ponto de interrogação: são os produtos ou serviços que têm baixa participação em um mercado que cresce muito. Eles têm potencial, mas também têm risco. Eles precisam de investimento para se tornarem estrelas ou podem se tornar abacaxis.
  • Abacaxi: são os produtos ou serviços que têm baixa participação em um mercado que cresce pouco. Eles geram pouco ou nenhum lucro e consomem recursos da empresa. Eles devem ser eliminados ou reformulados.

Como fazer uma matriz BCG?

Agora que você entendeu como funcionam essas classificações, entenda melhor como fazer isso com seus produtos e serviços.

O primeiro passo é coletar e analisar os dados sobre o crescimento e a participação de mercado dos seus produtos ou serviços. Você pode usar fontes internas, como relatórios financeiros, ou externas, como pesquisas de mercado.

Agora, você define os critérios e os limites para cada eixo e cada quadrante da matriz. Por exemplo, você pode considerar que um mercado que cresce mais de 10% ao ano é de alto crescimento e que um produto que tem mais de 20% de participação é de alta participação.

Após fazer essa avaliação e levantamento de cada produto ou serviço, é hora de posicionar cada um deles na matriz, de acordo com os dados obtidos.

Com base nessa classificação, interprete os resultados obtidos e defina as estratégias adequadas para cada categoria. Por exemplo, você pode investir nas estrelas, manter as vacas leiteiras, avaliar os pontos de interrogação e desinvestir nos abacaxis.

Quais são os benefícios de usar a matriz BCG para planejar o crescimento do seu negócio?

Usar a matriz BCG para planejar o crescimento do seu negócio pode trazer vários benefícios. O primeiro e principal deles é a capacidade de identificar as oportunidades e os desafios de cada produto ou serviço.

Com esse conhecimento, você consegue definir as prioridades de investimento e de alocação de recursos, traçando metas e indicadores de desempenho.

Lembre-se, no entanto, que essa estratégia é constante, ou seja, é necessário acompanhar a evolução do mercado e da concorrência e ir adaptando as estratégias de acordo com as mudanças do ambiente.

Ao longo dessa jornada, você vai obter insights valiosos para tomadas de decisão, e com isso conduzir os investimentos nos produtos e serviços mais competitivos e interessantes para o negócio.

Para organizar essas informações, o ideal é contar com um software que o ajude a gerenciar o desempenho dos seus produtos e serviços. O Lagom, por exemplo, é uma solução que permite a você:

  • integrar os seus dados de diferentes fontes e sistemas;
  • criar dashboards interativos e personalizados;
  • visualizar a sua matriz BCG e o seu ciclo de vida de produto de forma simples e intuitiva;
  • definir e monitorar as suas metas e os seus indicadores;
  • receber recomendações inteligentes e baseadas em dados;
  • acelerar a sua transformação digital e o seu crescimento.

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