Já ouviu falar na matriz BCG? Neste artigo, vamos explicar como ela pode ser utilizada para avaliar o desempenho de seus produtos!

A matriz BCG foi criada pela empresa de consultoria Boston Consulting Group, de onde se origina a sigla dessa ferramenta. Nada mais é que um gráfico capaz de auxiliar na análise de um portfólio de produtos em relação aos concorrentes e ao mercado. Essa avaliação se baseia em dois eixos: participação relativa de mercado e crescimento de mercado.

Com base nos resultados do gráfico, é possível determinar qual o potencial de desempenho de cada produto. Neste artigo, você vai entender como usar essa técnica simples para analisar seu portfólio e, com isso, tomar decisões estratégicas sobre investimentos!

Como a matriz BCG pode auxiliar na análise de portfólio do negócio?

A matriz BCG foi originalmente criada para ser aplicada em empresas de grande porte. Mas é uma técnica que também pode ser adaptada para outros tipos de negócios. Como é necessário contar com dados históricos para fazer análises, não é muito recomendado para empresas que ainda estão iniciando ou em fase de planejamento.

A análise do portfólio do negócio classifica os produtos em uma das seguintes quatro categorias, com base no seu crescimento no mercado e na participação relativa de mercado:

  • Estrela — alta participação relativa de mercado e alto crescimento do mercado;
  • Interrogação ou Questionamento — baixa participação relativa de mercado e alto crescimento do mercado;
  • Vaca leiteira — alta participação relativa de mercado e baixo crescimento do mercado;
  • Abacaxi (originalmente cachorro em inglês) — baixa participação relativa de mercado e baixo crescimento do mercado.

Organizadas em uma matriz ou quadrantes, essas classificações definem o ciclo de mercado em que o produto se encontra. Entenda o que significa cada uma delas:

The BCG Matrix: How to Strategically Improve Your Product Portfolio

Estrelas

Encaixam-se aqui produtos com alto crescimento e também alta participação de mercado. Isso significa que apresentam uma boa rentabilidade, com altos índices de venda. É verdade que podem demandar um investimento considerável, mas têm um grande potencial de crescer rápido, destacando-se no mercado. Por isso, são considerados produtos estrela. Caso se consolide no mercado, tornam-se vacas leiteiras.

Vacas leiteiras

Participam desse grupo produtos que já estão consolidados no mercado e, por isso, precisam de pouco investimento. Apesar disso, sua participação de mercado é alta e sempre tem demanda. Embora os resultados não indicam um crescimento significativo, são produtos de alta rentabilidade que garantem uma saída certa.

Toda empresa gostaria de ter produtos nesse quadrante, pois dá maior estabilidade para o negócio. Mas é um status que pode levar tempo, especialmente para produtos recém-lançados.

Questionamento ou ponto de interrogação

São produtos que apelam para a inovação e estão entrando em um novo mercado. Por se tratar de um novo nicho em que não existe um público muito estabelecido, ainda existem incertezas se serão bem sucedidos ou não. No entanto, é um grupo de produtos importante, pois pode proporcionar um forte crescimento para a empresa.

Abacaxis

A palavra abacaxi no português dá a ideia de problema. E é exatamente isso que esses produtos são. Com baixo volume de vendas e em um mercado em declínio, não geram resultados satisfatórios para a empresa e podem até estar dando prejuízo para o fluxo de caixa.

Produtos dessa categoria geralmente devem ser descontinuados para não comprometer o capital da empresa, direcionando recursos para produtos do tipo interrogação ou estrela.

Como a matriz BCG auxilia na tomada de decisões?

Apesar de simples, a matriz BCG tem um enorme potencial de organizar as ideias e levantar dados sobre onde investir o capital da empresa. Ao mesmo tempo, é possível descobrir se a empresa tem um catálogo variado, um aspecto importante para o crescimento do negócio. Por exemplo, é importante ter produtos em fase de questionamento, pois a inovação é atributo importante para manter a competitividade no mercado. 

O que precisamos ter em mente é que nem sempre um produto classificado como abacaxi é ruim pois ele pode ser necessário para a venda de outro item (venda casada). Portanto softwares com inteligência devem apontar a demanda futura e classifircar os itens:

Exemplo Item A – (Abacaxi), mas terá demanda de 5 unidades daqui a 4 meses. Portanto, se eu tenho um estoque de 10 peças eu posso tratar parte do meu excesso como problema somente.

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