A gestão da cadeia de suprimentos engloba práticas e ferramentas que auxiliam na otimização de diversos processos da empresa. Entenda como!
Uma gestão da cadeia de suprimentos bem estruturada gera diversos benefícios para o negócio. Afinal essa área afeta diversas atividades realizadas na empresa, desde a linha de produção até o atendimento ao cliente. Trata-se de operações de alto valor agregado. Por isso, é fundamental investir na qualidade desses processos para conseguir alcançar melhor competitividade no mercado.
Pensando nisso, produzimos este conteúdo para apresentar de forma clara e direta as principais informações sobre o que é a gestão de cadeia de suprimentos e quais são suas principais vantagens para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a gestão da cadeia de suprimentos?
A gestão da cadeia de suprimentos refere-se a um conjunto de processos e tarefas realizadas desde a aquisição de matéria-prima para a linha de produção até a entrega do produto final ao cliente. Esse conceito é também chamado de Supply Chain Management (SCM). Alguns dos processos que fazem parte da gestão de cadeia de suprimentos incluem:
- seleção de fornecedores;
- compra de suprimentos;
- armazenamento de produtos que serão usados na linha de produção;
- estocagem;
- planejamento dos canais de distribuição;
- planejamento de custos;
- produção de mercadorias;
- organização do trabalho dos colaboradores;
- separação e embalagem de pedidos;
- encaminhamento para transportadora e/ou entrega dos produtos.
O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é alcançar o máximo de integração e controle nos processos de logística, envolvendo não apenas as operações internas da empresa, mas também com agentes externos, como fornecedores e clientes. Assim, essa comunicação deve ser bem gerenciada desde a pré-produção até a entrega ao consumidor.
Quais as vantagens de ter uma cadeia de suprimentos bem gerenciada?
Uma cadeia de suprimentos bem organizada gera muitas vantagens à empresa, pois, em muitos casos, envolve processos que se situam no cerne do negócio. Entenda por quê.
Monitora a qualidade dos produtos
A gestão da cadeia de suprimentos acompanha a vida útil do produto desde sua produção até as operações de entrega. Inclui a escolha de matéria-prima e processos que podem definir o nível de qualidade obtido como resultado final da linha de produção. Por isso, quando bem gerenciado, o Supply Chain Management tem um alto impacto na qualidade.
Reduz os custos do negócio
Reduzir custos sempre é um objetivo presente nas empresas. Mas é também um grande desafio. A gestão da cadeia de suprimentos tem um grande papel nessa estratégia. Desde a obtenção dos suprimentos até a embalagem e envio de produtos ao cliente, essa área pode tomar decisões inteligentes que evitam desperdícios, agilizam os processos e otimizam a mão de obra. Como consequência, há a redução de custos.
Aumenta a velocidade dos processos
A gestão da cadeia de suprimentos promove processos mais ágeis e eficientes. Afinal, o número de erros se torna menor. Além disso, os gestores podem implementar ferramentas de gestão que automatizam muitas tarefas repetitivas. Esses softwares, além de reduzir falhas humanas, também agilizam a troca de informações entre os diferentes departamentos da empresa.
Permite prever a manutenção
A gestão da cadeia de suprimentos tem sob o seu controle todos os ativos relacionados às suas atividades, especialmente os equipamentos relacionados à linha de produção. Por isso, implementa programas de manutenção preventiva que evita paradas inesperadas, sempre antevendo problemas para corrigi-los de antemão.
Não há dúvidas de que a gestão da cadeia de suprimentos compreende uma série de ações essenciais para a saúde financeira do negócio. É por meio dessa estratégia que a empresa aumenta a qualidade de seus produtos e reduz custos ao longo de toda a cadeia.
Que tal começar a implementar mudanças agora mesmo? Solicite uma demonstração e acelere sua mudança!