Supply Chain (Cadeia de Suprimentos) é um dos mais efetivos processos para se alcançar o aumento do grau de previsibilidade dos negócios.
O primeiro quesito é conhecer a fundo e em detalhes o caminho dos produtos na rede de suprimentos, em tempo real. Pois, quando se lida com o consumidor, o início e o final do processo nem sempre estão claramente delimitados, como veremos a seguir.
Supply chain e o desafio de fidelizar o cliente
O esforço para se atender às exigências do cliente final começa bem antes do produto chegar na prateleira e se estende para além do momento da compra.
Apenas para exemplificar, destacamos rapidamente alguns desafios que uma boa gestão da cadeia de suprimentos deve ter como foco, entre outros:
A formação do estoque
Antes de tudo, os profissionais de supply chain precisam definir a formação de seu estoque de produtos a partir do conhecimento prévio do que o consumidor deseja e necessita, optando pelas marcas, estilos, cores, tamanhos, sabores, formatos e preços mais adequados.
O time de fornecedores
A partir desta definição, busca fornecedores/parceiros capazes de fornecer o seu estoque na qualidade, quantidade, prazo e custos que permitam atender satisfatoriamente os seus clientes.
A distribuição na rede
Uma boa gestão de supply chain, quando bem aplicada em todos os processos, vai mostrar claramente que cada ponto de venda da empresa, por mais padronizado que seja, atrai clientes de perfis diferentes, devido a fatores como a localização e a facilidade de acesso, por exemplo.
Sendo assim, é necessário fazer uma distribuição correta e ter um sistema de reposição eficaz. Logística é fundamental e ela ganha muito em agilidade, precisão e economia quando existe um fluxo de informação contínuo e confiável.
O pós-venda
A relação com o cliente não termina quando ele leva o produto para casa. A entrega ao consumidor final, pelo contrário, deve ser vista como o começo de uma relação que se deseja manter e aprimorar. Por isso, a cadeia de suprimentos deve garantir agilidade no caso de trocas, devoluções, assistência técnica, instruções de uso, soluções de dúvidas, etc.
As mudanças no padrão de consumo
Em todos os momentos o supply chain precisa estar pronto para enfrentar o desafio de antecipar as tendências e minimizar a obsolescência do estoque. E com uma exigência extra: não pode deixar de atender às necessidades do momento de parte da sua clientela.
O roteiro certo para girar o estoque e melhorar o fluxo de caixa
Por todas as variáveis que destacamos acima, e muitas outras que são próprias de outros setores, qualquer a atividade deve ter como fundamental a construção de uma cadeia de suprimentos eficaz.
É o supply chain que vai desenhar o caminho correto do estoque, em todos os momentos, tendo em vista quesitos como formação, giro, ressuprimento, distribuição e outros.
Com ele, é possível elevar o grau de previsibilidade, fazer uma antecipação de demanda certeira e gerar um movimento contínuo que, sintetizando, faz da gestão do estoque um instrumento para se melhorar o fluxo de caixa.
Tecnologia a serviço da gestão do estoque
Vale ressaltar que, para esta tarefa cada vez mais complexa, os analistas de supply chain já podem contar com o apoio de novas tecnologias.
Sabemos que, até bem pouco tempo, os programas disponíveis eram genéricos e pouco flexíveis, exigindo adaptações que tornavam difícil o seu uso pelos diversos setores da empresa.
Mas, hoje em dia, já se encontram plataformas específicas, feitas sob medida, que levam em conta as especificidades de cada departamento ou filial e, com isso, facilitam em muito a vida dos profissionais responsáveis pelo estoque.
Coisas que o analista de supply chain sabe, mas que todos na empresa precisam conhecer
Hoje, e cada vez mais, informação confiável é tudo. E o supply chain, por trabalhar na coleta, tabulação e análise de dados de todos os setores do negócio, é chamado a romper as barreiras e colaborar na formulação das estratégias de mercado do empreendimento.
Mas, para que possa render tudo o que sabe, o profissional de gerenciamento da cadeia de suprimentos precisa que todas as áreas estejam efetivamente engajadas.
Todas as equipes só tem a ganhar com esse trabalho conjunto que, se bem estruturado, é capaz de garantir o sucesso de todos.
Passado, presente e futuro: 3 rápidas definições
O que é. Supply chain management vem do inglês “gestão da cadeia de suprimentos”. No mundo dos negócios, denomina o conjunto de técnicas, saberes, habilidades e conhecimentos necessários para se determinar e gerir o roteiro dos produtos no contexto empresarial e suas relações com equipe interna, fornecedores e clientes.
O que pode fazer. No moderno ambiente de negócios, muito além de suas funções tradicionais, o supply chain é, ao mesmo tempo, um termômetro para se avaliar permanentemente o giro atual do estoque, a previsibilidade de todos os processos dentro da cadeia e um instrumento para o ganho de maior produtividade.
Os novos desafios. Hoje em dia, a colaboração de todos para os profissionais de supply chain é fundamental para a determinação de mudanças e ajustes nas linhas de produtos a comprar e estocar, nas relações com o consumidor, nas avaliações de desempenho, na política de preços, no controle financeiro, na construção de cenários futuros, na dinamização do fluxo de caixa e na comunicação interna e externa, no estabelecimento da logística integrada, entre outros.