Sua empresa enfrenta problemas com ruptura de estoque? Confira nossas dicas de como evitar essa falha que pode gerar prejuízo ao seu negócio!
Uma das maiores frustrações do consumidor é chegar a uma loja, física ou online, e não encontrar o produto que tanto deseja. E esse conceito é conhecido como ruptura de estoque. É um problema que, além de fazer seu negócio perder a venda, pode reduzir a força da marca no mercado. Afinal, as pessoas deixam de se relacionar com empresas que não tem aquilo que procuram e acabam indo na concorrência.
Felizmente, esse é um problema facilmente contornável. Utilizando os métodos e tecnologias corretas é possível garantir que você sempre tenha produtos disponíveis na prateleira, seja no e-commerce, seja no ambiente offline. Mas o que fazer? É sobre isso que vamos falar neste artigo!
O que é ruptura de estoque?
Ruptura de estoque é a falta de um produto no momento em que o cliente vai fazer a compra. Essa indisponibilidade pode ocorrer tanto offline quanto online.
Apesar de ser um problema muito comum, a ruptura gera muitos transtornos para o negócio. Em primeiro lugar, a empresa pode ser substituída por outra na preferência do cliente. Uma loja online, por exemplo, pode receber avaliações negativas pela falta do produto, deixar de ser uma referência no setor em que atua e, com isso, não ser recomendada para amigos e conhecidos.
Quando há uma disponibilidade na loja, o cliente será obrigado a procurar uma outra empresa para encontrar seu produto. Isso abre margem para que o consumidor tenha uma nova experiência de compra e caso ele encontre aquilo que deseja com outra marca, este concorrente será a sua nova referência.
Como evitar a ruptura?
Ruptura de estoque pode ocorrer por diversos motivos, entre eles problemas no planejamento de estoque e falhas no processamento dos pedidos. Mas existem algumas estratégias que ajudam a evitar esse problema. Veja só!
Calcule corretamente a demanda
Diversos fatores podem interferir na oscilação de demanda ao longo do tempo. A sazonalidade e o clima são apenas alguns deles. Uma das táticas para tentar fazer uma projeção da demanda é analisar o histórico de vendas. Com isso você consegue entender em que períodos a demanda por determinado produto vai ser maior ou menor.
Descubra qual seu estoque de segurança
Independentemente da sua previsão de demanda é importante manter um estoque de segurança para evitar que alguns produtos faltam nas prateleiras.
Por exemplo, algumas empresas que trabalham com peças e suprimentos importados podem decidir manter certo estoque de segurança para evitar que atrasos na entrega prejudiquem a sua linha de produção. No geral, quanto mais relevante um item para suas operações e para as vendas, maior deve ser o cuidado de mantê-lo em estoque.
Faça aquisições programadas com fornecedores
Uma boa prática é tentar programar com bastante antecedência a aquisição de alguns produtos. Essa programação pode estar atrelada a um cronograma específico ou à integração entre os sistemas de informação. Uma solicitação automática pode ser feita ao fornecedor toda vez que um determinado item chegar a um limite mínimo no estoque.
Para que esse processo seja automatizado, é necessário que diferentes sistemas, da sua empresa e do fornecedor, sejam integrados. Isso significa que eles vão compartilhar informações relativas a níveis de estoque e a necessidade de abastecimento.
Avalie e calcule corretamente os leadtimes
Leadtime são os tempos que ocorrem entre você comprar do seu fornecedor até receber seu produto. Este tempo pode ser o tempo entre o ciclo de produção, transporte,etc. Portanto é necessário avaliar o tempo médio de cada item. Um passo importante é confrontar o que o fornecedor lhe diz que é o leadtime versus o que vem acontecendo. O Fornecedor pode passar um tempo de 15 dias mas na verdade demora 40 para entregar, assim rupturas podem ocorrer.
Invista em softwares de gestão
Neste momento, fica claro que o uso de tecnologias é fundamental para evitar a ruptura de estoque. Processos feitos manualmente são muito mais suscetíveis a erros do que a troca automática de informações por meio de sistemas de gestão especializados.
Então, planeje adequadamente a aquisição e a distribuição de produtos. Fique atento à demanda e às oscilações do mercado. E não se esqueça da importância de investir em tecnologias de automação, que vão otimizar os processos e reduzir a ruptura de estoque.
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