Sabe como fazer a reposição de produtos no momento certo e da forma correta? Confira as dicas do nosso post!

A falta de produtos na prateleira pode ser um sintoma de diversos problemas dentro do negócio. Em muitos casos, a fonte está na gestão de estoque. É preciso ter um bom controle de informações sobre a demanda, os fornecedores e os níveis de itens armazenados. Quando esses critérios não são bem resolvidos, prejuízos facilmente podem surgir. Por isso, é importante saber quando fazer a reposição de produtos para evitar perdas.

Neste artigo, vamos abordar diferentes ações e análises que devem ser feitas para identificar o momento certo para repor produtos tanto nas prateleiras quanto no estoque.

Como avaliar o momento certo para fazer a reposição de produtos?

O tempo para fazer a reposição de estoque depende bastante do volume de vendas e a frequência com que os produtos saem das prateleiras. Quando essa velocidade é padrão, ou seja, se mantém constante durante certo período, a previsão de demanda e, portanto, a reposição fica mais fácil de organizar.

No entanto, quando existe muita variabilidade de um período para outro, fazer parcerias com fornecedores pode ser a melhor saída. Assim, a solicitação de reposição é facilitada e agilizada e evita a ruptura de estoque.

Para fazer uma avaliação adequada, é preciso ficar atento a algumas variações, tais como:

  • fatores sazonais, como feriados e épocas do ano que impactam certos segmentos;
  • inflação;
  • feriados;
  • acontecimentos regionais.

Assim, é possível adaptar os métodos de reposição conforme as necessidades específicas da empresa.

Como fazer a reposição de forma correta?

Quando a empresa trabalha com previsão de demanda, sua maturidade para avaliar os momentos mais adequados para reposição é muito maior. Então, vamos considerar alguns passos que vão ajudar a proceder com esse processo de um modo mais objetivo e prático.

Realize uma previsão de demanda

A previsão de demanda é construída com base em diversos fatores, tais como os padrões de consumo de clientes e suas necessidades. Para saber como definir isso, vamos ao segundo ponto.

Entenda o comportamento do seu público-alvo

O cliente deve ser o centro do negócio. Afinal, é ele quem vai fazer seu fluxo de caixa se movimentar. Por isso, é preciso conhecê-lo bem com base no seu perfil. Saiba mais sobre os produtos mais consumidos em sua região, a faixa etária e o gênero dos clientes e suas preferências.

Invista em tecnologias de gestão

O controle manual do estoque é sujeito a falhas humanas. Mesmo com toda a competência, um profissional não detém toda a capacidade analítica para planejar a demanda de forma ágil e mais exata.

Por isso, o investimento em softwares especializados é tão importante. Eles com ferramentas de automação que leem dados, fazem estimativas, geram alertas e ajudam os gestores a fazer a reposição de produtos no momento certo.

Embora seja uma tarefa que parece ser simples, a reposição de produtos é um grande desafio, dada a variabilidade das demandas de cada negócio. Mas fazendo o planejamento correto e com boas ferramentas, é possível evitar a perda de vendas por indisponibilidade de itens nas prateleiras e no estoque.

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