Gestão de estoque deve ser vista como uma das bases do negócio, um verdadeiro alicerce, pois é a partir dela que se constrói um giro equilibrado, capaz de, lá no final, melhorar o fluxo de caixa. E nas empresas com dois ou mais pontos de venda essa necessidade do controle de estoque inteligente é ainda mais essencial.
Mas, não estamos falando de qualquer controle. Pois, em tempos de alta competitividade, mudanças rápidas no mercado e consumidores cada vez mais exigentes, os métodos para lidar com o estoque também precisam evoluir. E, é preciso deixar claro que, seja qual for o tamanho do negócio, o empreendedor de hoje precisa colocar a seu serviço as modernas ferramentas da era digital.
Para responder a novos desafios, só mesmo novas ferramentas, mais práticas, velozes e flexíveis. Que sirvam não apenas para fazer a coleta, controle e atualização dos dados, mas principalmente, que coloquem essa massa de informações a serviço da lucratividade.
Porque, como sabemos, perder tempo na hora das decisões, ou decidir errado por falta de dados, é o verdadeiro pecado da era digital.
Começando do início: as perguntas básicas que o gestor de estoque precisa responder
Para colaborar efetivamente no sucesso dos negócios da organização, o gestor do estoque de hoje precisa começar respondendo, no mínimo, algumas perguntas.
O que tenho no momento?
Uma listagem confiável de todos os produtos em estoque, quantidades, modelos, cores, tamanhos, sabores, prazos de validade, códigos, etc. Essa lista deve ser atualizada em tempo real, no momento das entradas e saídas.
Onde estão os produtos?
A armazenagem do estoque precisa ser organizada de modo que as entradas, saídas e inventários de mercadorias aconteçam de forma eficaz e segura, evitando prejuízos com erros, atrasos, desvios, deterioração, acesso difícil e outros.
Seus funcionários sabem o que estão fazendo?
Todos os envolvidos nas atividades do negócio devem ser capazes de entender e praticar as normas e regras, desde a rotina até os casos em que é necessário tomar uma decisão. Para ser útil e confiável a qualquer momento, o sistema precisa ser alimentado com dados corretos. Portanto, a qualidade da gestão de estoque demanda, também, treinamento.
Como estão se movimentando os produtos?
É preciso conhecer e seguir o caminho de cada item presente no estoque. Só mesmo com esse controle absoluto das entradas e saídas de mercadorias será possível prever novas compras, estabelecer prioridades de demanda, valorizar os espaços físicos e, assim, construir um fluxo de vendas equilibrado e constante.
Que produtos precisam de estímulos de venda extraordinários?
Mercadoria parada é custo e prejuízo. A partir da análise do comportamento de cada uma delas, o gestor deve propor campanhas de promoções e descontos, capitalizando o que está parado no estoque e abrindo espaço para outros produtos.
Seus fornecedores conhecem as exigências e necessidades do seu negócio?
A parceria é cada vez mais necessária. Forme um time de fornecedores e estabeleça com eles uma relação de confiança. Muito mais que atender pedidos, eles precisam estar cientes das suas necessidades nos quesitos preço, prazos de entrega e pagamento, além de estarem disponíveis para suprir demandas emergenciais.
Qual é a minha margem de segurança?
No mercado atual, o gestor deve ser capaz de, por um lado, prevenir rupturas de estoque – que prejudicam as vendas e as relações com o consumidor – e, por outro, evitar os males do estoque parado, que geram custos e perdas.
Esse cada vez mais complexo equilíbrio hoje só é possível com o auxílio de soluções de informática práticas, dinâmicas e sob medida, que atendam a todos os requisitos dessa área.
Uma boa plataforma tecnológica é um item indispensável em seu estoque de soluções
O mercado já oferece algumas respostas tecnológicas aos desafios da gestão de estoque. Para usufruir corretamente dessas importantes ferramentas, basta que o profissional da área conheça e avalie cada uma delas, até chegar àquela que considere mais adequada ao tipo e circunstâncias de seu negócio.
Empresas com um ou mais pontos de venda, por exemplo, agora podem contar com softwares que integram em uma só plataforma todas as necessidades dos profissionais de supply chain. Escolhendo a solução mais adequada à sua realidade, o gestor passará a ter controle absoluto, em tempo real, de demanda, estoque, a distribuição e logística de mercadorias, entre outras facilidades.
A maioria desses programas ainda segue a receita tradicional da área, mas outros, criados a partir da experiência prática de profissionais com grande vivência, já são verdadeiras ferramentas de negócios, capazes de colaborar na geração de economia e aumento da lucratividade.
Boa parte dos sistemas oferece a opção de um período de testes, no qual o usuário poderá sentir seus efeitos no dia-a-dia administrativo do setor, mas, especialmente, verificar o que ele é capaz de trazer de incremento ao negócio como um todo.
Resumindo, você tem muitos motivos para colocar a moderna tecnologia para trabalhar, especialmente com softwares que sejam efetivas ferramentas de negócios.
Apenas para exemplificar, destacamos a seguir 5 itens que devem ser perseguidos por qualquer empresa que queira fazer da gestão de estoque um valor competitivo:
Foco no consumidor
Quando você põe a moderna gestão de estoques para dinamizar a cadeia de suprimentos, o primeiro beneficiado é o seu cliente.
Garanta que ele tenha sempre à mão os produtos com as características que ele exige e no ponto de venda que ele costuma frequentar.
Como vantagem competitiva
Com toda a equipe envolvida na demanda e no controle de estoque, a empresa passará atuar de forma mais integrada e, consequentemente, terá mais velocidade para enfrentar os desafios do mercado.
Como ferramenta estratégica
Um estoque bem formado e gerido permite que a empresa planeje quando, como e onde deseja chegar. A velocidade e a precisão são quesitos cada vez mais indispensáveis para a estrutura dos negócios.
Para redução de custos
Estoque parado é custo, quebra de estoque é prejuízo. Por isso, é necessário que ele esteja permanentemente sob controle, a partir da demanda real de cada uma das lojas e seus clientes. Além de reduzir as vendas frustradas, a gestão de estoque reduz os custos com perdas de produtos, falta de espaço, organização inadequada.
Para a curva abc
É fundamental conhecer os desejos e necessidades de sua clientela nas diversas lojas, horários, épocas do ano, entre outros fatores, para, então, determinar com eficácia as linhas de produtos a serem oferecidas.
E essa tarefa fica bem mais fácil, rápida e efetiva quando você pode contar com um sistema pensado para isso, sob medida, como o Lagom.