Sabe o que é o Vendor Managed Inventory? Entenda como essa solução pode aperfeiçoar seu controle de estoque!
Todo varejista sabe que o gerenciamento de estoques é um tópico muito crítico na gestão empresarial. Sem um controle adequado, é natural que os custos relacionados ao estoque fiquem altos e as perdas aumentem. Por exemplo, a ruptura de estoque é um dos resultados mais comuns quando não existe um bom controle do armazenamento. Nesse cenário, o Vendor Managed Inventory é a solução mais adequada para gerar mais eficiência no setor.
Por isso, produzimos este artigo para ajudar você a entender o que é exatamente VMI e quais são suas principais características e vantagens.
O que é VMI (Vendor Managed Inventory)?
VMI (Vendor Managed Inventory, ou “estoque gerenciado pelo fornecedor”) é uma ferramenta especializada que tem como objetivo gerar uma estabilidade nos níveis de estoque e no fluxo de consumo dos produtos da loja.
Esse software permite que o fornecedor acesse as informações de vendas e de estoque do varejo para que ele seja capaz de gerenciar o reabastecimento do estoque automaticamente, sem que o lojista precise se preocupar com esse tipo de reposição.
Com todas as informações em mãos, o fornecedor pode analisar todo o movimento de vendas da empresa, ter acesso a relatórios de indicadores e fazer previsões relativas à reposição de produtos. Alguns dos dados disponíveis para o fornecedor são:
- histórico de vendas:
- sazonalidade;
- vendas que estão sendo feitas em tempo real;
- cadeia de suprimentos.
Como o VMI funciona?
Quando se fala em compartilhar dados com uma empresa terceira, como um fornecedor, é natural que a empresa se preocupe sobre como será feita essa troca de informações e qual o nível de segurança que é possível alcançar.
No entanto, para fazer o VMI funcionar, não é necessário criar um novo usuário no seu sistema para que o seu fornecedor tenha acesso às informações. Na verdade, a troca de informações pode ser feita via EDI — um arquivo eletrônico contendo informações pré-configuradas em formato padrão.
Outra forma de utilizar VMI é implantando um ERP que já tenha essa funcionalidade de transmissão. Assim, varejistas e fornecedores podem compartilhar dados de forma simples e rápida.
Em ambos os casos, o compartilhamento de informações é bastante seguro, pois ocorre dentro de um ambiente protegido e selecionam-se exatamente os dados que se deseja compartilhar.
Quais as vantagens da utilização do VMI?
As vantagens da utilização do VNI são inumeráveis e muito claras. Considere algumas delas
Otimização de atividades operacionais
Com o recurso, às operações de aquisição de produtos e reposição de estoque são otimizadas por meio de uma comunicação direta e automatizada com o fornecedor. Dessa forma, é possível ter um controle de estoque mais apurado evitando falhas nos processos.
Mais faturamento
Já que as falhas no controle de estoque são reduzidas, especialmente no que se refere a indisponibilidades, as vendas aumentam, pois os clientes sempre terão à disposição os itens que desejam.
Redução de níveis de estoque
Em vez de manter um estoque cheio com muito ativo parado, é possível controlar a reposição com exatidão com base em indicadores que informam dados reais sobre tendências de consumo e análise de demanda futura.
Ganho de tempo para ações estratégicas
Ao automatizar a manutenção do estoque, bem como a reposição dos itens no armazenamento, a empresa reduz o tempo gasto nesse tipo de gestão e passa a dedicar mais tempo para ações mais estratégicas que podem gerar mais valor para o negócio.
O Vendor Managed Inventory é um sistema responsável por um importante incremento na eficiência operacional do varejo. É uma solução que vale o investimento pelos ganhos de tempo e recursos que é capaz de gerar.Que tal começar essa mudança agora mesmo? Solicite uma demonstração da nossa solução e experimente como pode ser útil para o seu negócio!