Já ouviu falar na curva ABC? Essa metodologia pode otimizar sua gestão de suprimentos. Saiba como!

Uma das grandes dificuldades na gestão de suprimentos é otimizar o fluxo de saída e entrada de produtos, evitando tanto a indisponibilidade quanto o desperdício. Existem diversas metodologias que podem auxiliar o gestor a evitar tais problemas, e a curva ABC é um dos principais métodos utilizados pelos profissionais do setor.

Neste artigo, vamos compartilhar as principais informações sobre a metodologia curva ABC. Entenda seus benefícios e como utilizá-la com eficiência para otimizar seu controle de estoque.

O que é a metodologia curva ABC?

A curva ABC é uma metodologia de organização que classifica as informações com base em seu nível de importância ou relevância. O método dá uma base clara para processar informações e, com isso, auxiliar na tomada de decisões.

Todos os itens são avaliados para fazer essa classificação em A, B ou C, sendo A o de maior valor, e C o que representa uma relevância menor.

Essa metodologia é muito utilizada para a gestão de suprimentos, mas também pode ser utilizada em diversas outras áreas, como sistematização e reorganização dos processos internos, planejamento de produção, precificação de produtos ou classificação de clientes conforme seu ticket médio.

Apesar da versatilidade, vamos nos concentrar em como a Curva ABC é capaz de otimizar a gestão de suprimentos.

Para que serve e qual a sua função dentro da gestão de suprimentos?

Dentro da gestão de suprimentos ou controle de estoque, a metodologia auxilia a empresa a categorizar e identificar qual o volume ideal de cada tipo de produto com base na margem de contribuição para o faturamento ou no fluxo de saída e entrada.

Como fazer esse cálculo?

O cálculo da curva ABC parte do Princípio de Pareto, também conhecido como Regra 80/20. O conceito dita que apenas 20% das causas é responsável por 80% dos resultados. A curva ABC distribui essas duas fatias em três partes:

  • A — 20% dos itens geram 80% do valor;
  • B — 30% dos itens geram 15% do valor;
  • C — 50% dos itens geram 5% do valor;

Esses valores podem variar conforme as necessidades ou circunstâncias analisadas. Mas a ideia é que os produtos do grupo A são os mais importantes e os do C, os menos relevantes.

Como eu devo agrupar meus itens?

Agora que vimos como calcula o ABC temos que pensar em algo muito impactante: Como eu agrupo meus itens? Se minha empresa trabalha com 40 fornecedores será que um produto da Curva ABC dentro do catálogo de itens do fornecedor tem uma importância alta (A) mas em uma curva geral da empresa ele seria (C) ? Provavelmente sim! Outra coisa, fazer o calculo por quantidades ou valor? Estas são decisões importantes do processo.

 

Passo 1 — Liste todos os itens

Elenque todos os produtos do estoque, reunindo o máximo de informações sobre eles, devendo listar itens que venderam em um determinado tempo de venda como 1 ano, 6 meses, etc. Use informações como:

  • código de identificação;
  • descrição;
  • preço;
  • volume de estoque;
  • volume de venda;
  • lucro obtido.

Passo 2 — Calcule o total obtido em cada produto

Para saber quanto obteve com cada item em um período determinado, basta multiplicar o volume de venda pelo preço. Por exemplo, 50 blusas por R$ 60 = R$ 3.000. Faça isso com todos os itens e some todos os valores para obter o total obtido.

Passo 3 — Calcule a representatividade de cada item

Para descobrir a representatividade, é só dividir o total obtido pelo item pela soma das vendas de todos os produtos. Veja um exemplo prático das vendas de uma loja de roupas em um prazo de três meses:

  • total das vendas da blusa 1:  R$ 3.000;
  • total das vendas da blusa 2: R$ 1.000;
  • total das vendas da blusa 3: R$ 10.000.
  • total de vendas de blusas: R$ 14.000.

Agora temos o total da venda das Blusas (R$ 28.000). 

Veja o resultado do cálculo de representatividade:

  • blusa 1: 0,28 ou 28%;
  • blusa 2: 0,14 ou 14%;
  • blusa 3: 0,57 ou 57%.

Passo 4 — Classifique na curva A, B ou C.

Em seguida devemos ordenar os produtos pela sua representatividade e representatividade acumulada.

  • Blusa 4: 50% – Acumulado 50%
  • Blusa 3: 35% – Acumulado 85%
  • Blusa 1: 10% – Acumulado – 95%
  • Blusa 2: 5% – Acumulado – 100%

Com base no percentual de representatividade, você pode classificar na curva certa. Por exemplo, produtos que geram mais de 70% do valor podem ser classificados na curva A. No exemplo acima, poderíamos classificar da seguinte forma:

  • Blusa 4: 50% – Acumulado 50% – Curva A 
  • Blusa 3: 35% – Acumulado 85% – Curva A (pois está mais para A que B)
  • Blusa 1: 10% – Acumulado – 95% – Curva B (mais para B que C)
  • Blusa 2: 5% – Acumulado – 100% – Curva C

A correta classificação da curva ABC auxilia a empresa em suas decisões estratégicas. Ela poderá saber quais produtos geram mais valor e com isso direcionar melhor seus investimentos e controle de estoque. Afinal, quer saber como usar um software de gestão para melhor controlar seu estoque e classificar seus produtos pelo critério de itens 5 estrelas? Então, solicite uma demonstração e confira os recursos da nossa solução!