Sabe o que é supply chain e como pode gerar benefícios para a sua indústria? Entenda o que são esses processos!
Muitas empresas sofrem com a dificuldade de gerenciar com eficiência a entrega e a saída de produtos do estoque. Essa falta de planejamento do fluxo gera muitos prejuízos financeiros ao negócio, seja por produtos parados, seja pela indisponibilidade de matéria-prima. Nesse contexto, o supply chain pode ser uma grande valia.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o que é supply chain e que vantagens esse conjunto de processos pode gerar para as indústrias!
O que é supply chain?
Supply chain é uma expressão inglesa que pode ser traduzida como “Gestão da Cadeia de Suprimentos” ou “Gestão da Cadeia de Suprimentos”. Trata-se de diversos processos que englobam as atividades a entrada, o gerenciamento e a saída de insumos dentro da empresa. As principais atividades incluídas nesse sistema estão:
- validação de fornecedores;
- compra dos insumos;
- armazenamento dos materiais;
- movimentação interna;
- venda dos produtos;
- embalagem;
- entrega dos produtos para clientes;
- logística reversa.
O objetivo do supply chain é garantir uma harmonia entre os processos de diversos setores da empresa que gerenciam os lidam com os produtos, desde a área de compras até a equipe comercial.
Quais as principais vantagens do supply chain?
Para indústrias que desejam aprimorar seus processos na gestão de insumos, a supply chain se torna fundamental. Considere algumas das vantagens que essa estratégia pode gerar.
Análise preventiva de itens em atraso
A falta de material por atraso é um dos grandes transtornos da indústria. O cálculo seria simples: levar em conta a data em que o insumo seria necessário e subtrair pelos dias que o fornecedor dá de prazo para a entrega.
Mas o que ocorre muitas vezes é a ciência da necessidade do material no dia em que faltou. Além de atrapalhar o processo produtivo, isso gera um custo de urgência, porque o preço para o fornecedor trazer esse produto mais rápido vai ser mais caro. O custo do produto pode acabar ficando duas vezes maior.
Os processos de supply chain ajudam a gerenciar com eficiência a unidade de produto disponível e o tempo necessário para fazer um novo pedido, evitando esses erros.
Facilidade na identificação de gargalos na cadeia
Da compra do insumo à entrega ao consumidor final, o produto passa por diversos processos e setores. Por isso, erros nem sempre são facilmente detectáveis. Essa dificuldade é muito maior quando não existem processos padronizados e bem definidos.
Com o supply chain, as responsabilidades são definidas e os produtos são rastreados automaticamente. Assim, gargalos na cadeia de suprimentos podem ser mais rapidamente identificados e corrigidos.
Otimização de gestão de estoque
O supply chain ajuda a empresa a ter um conhecimento completo de todo o ciclo de vida do produto. Dados sobre a mercadoria são reunidos para determinar prazos de fornecedores, períodos do ano em que a busca pelo produto é maior, entre muitas outras informações.
Ao trabalhar em cima de informações organizadas e facilmente acessíveis, a empresa consegue otimizar sua gestão de estoque, evitando problemas como efeito chicote e a ruptura de estoque.
Evolução no gerenciamento de riscos
O gerenciamento de riscos na cadeia de suprimentos envolve a identificação, a avaliação, a redução de incertezas em relação a decisões a serem tomadas caso as atividades sejam interrompidas e, por fim, propostas de ações de correção.
Com a implementação de processos de supply chain, a empresa tem mais condições de se preparar para possíveis adversidades, evitando que riscos de interrupção do processo produtivo ocorram ou, se ocorrerem, que os danos sejam minimizados.
O supply chain é uma evolução necessária para indústrias que desejam se manter competitivas em um mercado cada vez mais acirrado. E não se esqueça de adotar tecnologias que deem o suporte necessário a essa gestão aprimorada.
A Lagom Tech é especialista em softwares para a cadeia de suprimentos. Solicite uma demonstração e acelere sua mudança!