As distribuidoras têm um papel importante ao abastecer lojas com produtos no tempo certo. Mas porque isso é essencial para o negócio e como fazer? É o que você vai ver neste artigo!
Gerenciar a demanda de produtos na cadeia de suprimentos com altos leadtimes não é tarefa nada simples, especialmente para distribuidoras que precisam abastecer lojas. Em muitos casos, os clientes solicitam urgências difíceis de serem cobertas, sobretudo quando não existe uma visão clara das informações futuras de consumo por parte dessas lojas.
Pensando nisso, desenvolvemos um texto para explicar a importância do uso de softwares para distribuidores. Você vai entender também como essas ferramentas podem ajudar seu negócio a gerenciar demandas da forma correta.
Por que é importante que as distribuidoras mantenham um bom controle de estoque?
Manter um estoque suprido e bem organizado é uma tarefa essencial para empresas de qualquer segmento ou porte. Mas, quando nos referimos a distribuidoras, essa relevância é ainda maior. Afinal, é preciso ter agilidade e precisão para suprir as demandas de estoque de lojas parceiras.
Quando a empresa falha nesse controle, diversos prejuízos se tornam evidentes, como:
- danos à reputação;
- problemas nas operações dos clientes;
- perdas financeiras;
- extravios;
- atrasos nas entregas;
- menor circulação de produtos.
Esse controle pode ser decisivo para distribuidoras que desejam assegurar que seus clientes terão acesso aos produtos, no momento em que mais precisarem.
Além da própria função de garantir essa disponibilidade, a gestão de estoque também serve para a distribuidora como estratégia para redução de custos e aumento nas vendas. Por saber o que e por quanto tempo cada item está nas prateleiras, consegue manter um bom giro de estoque e planejar o estoque conforme as oscilações do mercado e dos clientes.
Como um software pode ajudar as distribuidoras no abastecimento inteligente de lojas?
Um software especializado é a ferramenta certa para automatizar o controle de estoque e otimizar todas as operações do setor. Todos os itens podem ser gerenciados em uma só tela, ao passo que a plataforma reúne todas as informações necessárias para o controle.
A Lagom Tech oferece soluções especializadas para distribuidoras gerenciarem seus estoques com inteligência e eficiência. O Lagom é um sistema que consegue analisar previamente as necessidades dos clientes de ressuprimento. Assim, é possível automatizar o processo de abastecer lojas, propondo que excessos sejam transferidos antes da compra.
Essa automação permite que o dimensionamento do fornecimento seja bem calculado. O software identifica o local que tem carência pelo produto e direciona as mercadorias para o local que mais precisa do produto e transfere para lá através de um rateio inteligente. Isto tudo com o aval do usuário e com todas as informações na mesma tela.
- excesso de estoques;
- rupturas de estoques;
- previsão de vendas e de abastecimento.
Plataforma para a área de suprimentos que usa IA para prever a demanda futura. Os algoritmos do sistema conseguem aprender como a empresa funciona e passam a otimizar a previsão das demandas.
A plataforma analisa diariamente todos os itens das unidades e, conforme a necessidade, já propõe que os produtos sejam reabastecidos antes que os níveis fiquem muito abaixo do configurado. Assim, o setor de vendas não perde por falta de disponibilidade no estoque. Afinal, se um cliente não encontrar um produto na sua distribuidora, ele pode buscar outro, se for algo emergencial.
O Lagom otimiza as operações, evitando falhas humanas. Como resultado, isso gera redução de custos, e o ROI (Retorno sobre o Investimento) é visto em menos de 6 meses.
O Lagom não substitui o ERP, mas pode se integrar a outros sistemas para otimizar ainda mais a gestão de estoque da distribuidora, aumentando sua eficiência ao abastecer lojas. Gostou da ideia? Então, solicite uma demonstração e acelere sua mudança!