Conhece as novas tecnologias e os benefícios que trazem para a gestão de empresas? Entenda melhor sobre algumas delas!
Não é recente a afirmação de que as novas tecnologias sempre geraram revoluções significativas na forma de gerenciar os negócios. Ferramentas avançadas podem garantir que o gestor atinja maior eficiência, segurança e agilidade nas operações.
Muitas dessas tecnologias são mais acessíveis do que se imagina. Neste artigo, você vai conhecer algumas dessas novas soluções que ajudam a realizar as tarefas cotidianas da empresa.
A relevância das novas tecnologias no crescimento do negócio
O avanço da tecnologia sempre foi um aliado do empreendedor. Além de dar suporte a atividades operacionais, as novas ferramentas também facilitam a tomada de decisões.
Por exemplo, na área administrativa, os sistemas de informação podem coletar e armazenar dados dos processos da empresa a fim de não somente organizar os registros, mas também automatizar ações e gerar insights para ações estratégicas. No entanto, esses sistemas já evoluíram e fazem muito mais do que apenas armazenar dados. Veja só!
As novas tecnologias que estão fazendo a diferença
Pensando na grande relevância das novas tecnologias para os negócios que desejam manter a competitividade, conheça algumas das ferramentas que estão em destaque no cenário atual.
Inteligência artificial
Muitos gestores ainda acreditam que a inteligência artificial é uma tecnologia ainda inacessível para o público em geral. Mas, na verdade, trata-se de um sistema que já faz parte do nosso dia a dia, sem que nem mesmo percebamos.
A inteligência artificial, ou simplesmente IA, refere-se a um conjunto de tecnologias que simulam a capacidade humana de percepção, aprendizagem e tomada de decisão. Essa solução pode ser utilizada em diversas áreas.
Na logística, por exemplo, os sistemas de DRP (Planejamento de Distribuição) utilizam a IA para prever demandas, em vez de usar médias históricas como em um ERP convencional. Com base em dados sobre volume de produtos, vencimento, sazonalidade, entre outros, o sistema é capaz de gerar relatórios exatos de demandas específicas, planejamento de rotas eficientes e gestão de todo o estoque.
A Inteligência Artificial também tem sido muito útil na parte contábil e financeira. Por exemplo, em conjunto com a Internet das coisas (IoT), pode gerar dados em tempo real do inventário da empresa, sem a necessidade de uma contagem manual. Em conjunto com os dados históricos da empresa e os registros de venda, é possível obter insights sobre o orçamento para projetos futuros.
Internet das Coisas — IoT
Não se trata de uma nova tecnologia, mas a forma como tem sido utilizada torna a internet das coisas cada vez mais inovadora. Ela pode ser utilizada, por exemplo, para manter um controle aprimorado de todos os ativos móveis e imóveis da empresa.
Dentro da área logística, cada produto pode ser rastreado desde a linha de produção até a entrega ao consumidor final. Esse registro linear pode gerar dados muito ricos para entender melhor a cadeia de suprimentos e fazer ajustes para garantir maior satisfação dos clientes, prevenindo diversos tipos de problemas, como ruptura de estoque e gargalos ao longo da cadeia.
Não há dúvidas de que as novas tecnologias podem gerar muitas vantagens tanto para grandes empresas, como para negócios de menor porte. Por isso, para manter uma boa vantagem competitiva no mercado, avalie as melhores ferramentas que se aplicam ao seu segmento e faça as implementações necessárias.
Quer começar essa evolução agora mesmo? Então, solicite uma demonstração e acelere sua mudança!