Picking e packing são dois processos logísticos muito importantes para o sucesso da entrega dos produtos. Entenda melhor como funciona!

As operações logísticas concentram algumas das ações mais importantes para garantir que o timing da distribuição de produtos vendidos seja ajustado de forma correta.  Além disso, problemas nessa área podem comprometer a satisfação dos clientes e fazer a marca perder força no mercado. Dois processos que podem contribuir — e muito — para uma boa experiência de compra são picking e packing.

Neste artigo, vamos detalhar como funcionam esses procedimentos que envolvem a separação e a embalagem de pedidos. Saiba que impacto essas tarefas podem ter na gestão de estoque e nas vendas!

O que é picking?

Picking é o processo de separação de produtos do estoque para que sejam enviados para o cliente final. Esse procedimento envolve várias ações, como emissão e separação da nota fiscal, recolhimento dos itens no estoque e revisão de dados do pedido.

Existem diferentes métodos que podem ser utilizados para o picking, tais como:

  • picking discreto: normalmente feita por pequenas empresas, a separação do pedido é feita por um único colaborador que trabalha em um pedido por vez;
  • picking por zona: a separação é feita por áreas do estoque, em que cada colaborador se responsabiliza por um setor, conforme o SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) de identificação do produto;
  • picking por onda:  cada SKU fica sob a responsabilidade de um funcionário diferente por turno. É muito utilizado em períodos de muita saída no estoque como promoções ou lançamentos;
  • picking por lote: nesse caso, cada funcionário fica responsável por lotes formados por diversos SKUs de produtos.

O que é packing?

Packing é a etapa seguinte ao processo de picking, consistindo na embalagem dos produtos que foram separados. Assim, é feito o preparo para que o item chegue até o cliente de forma segura, discreta e com boas condições de conservação.

Existem diferentes ações que fazem parte do packing, como:

  • seleção do tipo de embalagem mais adequada ao tipo de produto;
  • controle de qualidade;
  • empacotamento do pedido;
  • etiquetagem.

Quando feito de forma correta, o packing pode proporcionar uma boa experiência de unboxing para o cliente, contribuindo para sua fidelização. Além disso, esse processo contribui para que o produto chegue de forma segura no endereço do comprador.

Qual a importância do picking e packing para a gestão de estoque?

Os processos de picking e packing podem ajudar na otimização das atividades do estoque. Evitam prejuízos financeiros e contribuem para que as operações de entrega sejam feitas conforme as expectativas do cliente. 

Segundo uma pesquisa da Capterra, 49% dos consumidores consideram a rapidez na entrega o item mais importante para a decisão de compra. A embalagem ficou entre os três itens de maior relevância (7%). A grande maioria dos entrevistados (95%) afirmou desejar que os prazos de entrega fossem ainda menores.

Como aprimorar os processos de picking e packing?

Os processos de picking e packing estão sujeitos a muitos erros humanos que podem trazer prejuízos financeiros e prejudicar o relacionamento da empresa com o cliente. Mas algumas ações podem ajudar a aprimorar essas áreas:

  • adote um software de gestão que automatize os processos de controle de estoque e de pedido. Lembre-se que as tecnologias estão otimizando a forma de gerir as empresas;
  • treine os colaboradores para usar as ferramentas disponíveis de forma adequada e reduzir os tempos de separação e embalagem;
  • monitore os resultados por meio de indicadores de desempenho para detectar gargalos nas operações e propor melhorias.

Quando realizados com eficiência, os processos de picking e packing podem fortalecer a marca no mercado, atrair mais clientes e fidelizar os atuais. 

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