Precisa de uma estratégia para prever vendas com maior precisão? Conheça algumas das principais metodologias!

Prever vendas é uma estratégia importante para qualquer empresa que deseja ter um fluxo de estoque saudável. Essa previsibilidade se refere a uma estimativa e não pode se basear no achismo, mas sim em técnicas e metodologias confiáveis.

É verdade que nenhuma previsão é exata, mas baseando-se nas informações e nas estratégias certas, é possível fazer projeções realistas, e com isso tomar decisões inteligentes no seu controle de estoque.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre algumas das técnicas utilizadas para prever vendas. Entenda como elas podem ser implementadas na sua empresa para manter um fluxo correto de estoque.

Qual a importância da previsão de demanda para um bom fluxo de estoque?

A previsibilidade tem um papel importante em diferentes áreas do negócio. Dentro da cadeia de suprimentos, essa estratégia ajuda a empresa a gerenciar seu estoque conforme as expectativas do consumidor.

Quando esse estoque não é bem gerenciado, é comum haver problemas, como ruptura de estoque — quando faltam itens no momento da compra —, perda de produtos por passarem da data de validade, produtos parados em estoque por falta de procura, entre muitos outros.

Também é por meio da previsibilidade de vendas que os gestores conseguem entender se vão conseguir alcançar os resultados esperados para um determinado período. Por determinar isso com antecedência, podem fazer os ajustes necessários.

Que técnicas usar para prever vendas e cenários de mercado?

Existem três formas básicas de prever vendas no negócio.

A partir de dados do mercado

Esse modelo é ideal para empresas iniciantes, ou seja, que não têm um histórico de vendas consistente para analisar.

A ideia é pesquisar profundamente o mercado, os concorrentes e os números do setor para determinar o desempenho de um determinado produto. Algumas das avaliações que podem ser feitas são:

  • Quem é a concorrência? Está apresentando os resultados de vendas?
  • Qual é o meu público? Como anda seu comportamento de consumo? Estão comprando o que?
  •  Que volume de vendas preciso ter para gerar uma receita satisfatória?

A partir do histórico de vendas

Essa forma é a mais comum, pois basta analisar os registros de vendas passadas de um determinado período. Além do volume de vendas é possível levantar outras informações, como:

  • Quais foram os investimentos necessários?
  • Que dificuldade foram enfrentadas para alcançar as metas?
  • Que produtos tiveram um melhor desempenho?
  • Como foi o desempenho do mercado e da economia local?
  • Que estratégias foram mais eficazes para aumentar as vendas?

Com base nas respostas a esses questionamentos, os gestores podem prever vendas futuras, fazendo ajustes e definindo estratégias para otimizar os resultados.

A partir de ações estratégicas

Outra forma de prever resultados futuros é por implementar ações para aumentar vendas. Essas ações podem estar relacionadas a promoções, eventos, queima de estoque, datas específicas etc.

Essa técnica pode ser menos previsível do que as demais. Afinal, nesse caso, você estará projetando resultados a partir de metas, e não com base em estatísticas objetivas.

Avaliar vários fatores

É preciso avaliar fatores como: Quanto eu vendi historicamente? O preço impacta na venda deste produto? Existe sazonalidade? Em qual fase da vida este item está? Eu tive vendas perdidas? 

Para todos estes pontos o Lagom tem uma resposta para te dar. Nosso sistema usa algoritmos de inteligência artificial para prever o futuro das vendas e também receber inputs externos como mudanças de mercado e influência de fatores macro ambientais.

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