Previsão de demanda é muito mais que apenas um fator isolado na dinâmica dos negócios. Pois, sem ela, de pouco adianta escolher bem a localização dos pontos de venda, construir ambientes agradáveis, ter uma equipe de primeira, oferecer linhas de produtos atrativas e caprichar na divulgação.

Isso tudo é essencial, mas não garante a fidelização a longo prazo, pois, na hora h, se o consumidor, entrar na loja e não encontrar a cor, sabor, modelo, tamanho, do que deseja, é quase certo que a venda estará perdida e a imagem da marca prejudicada.

No caso de empresas que trabalham com mais de um ponto de venda, essa realidade é ainda mais crítica, pois, muitas vezes, por falta de controle efetivo, o produto pode estar sobrando em outra loja e parado em outra ou na central. Ruptura de estoque e estoque parados transformam as possibilidades de faturamento em prejuízo.

Previsão de demanda e seu papel fundamental no sucesso das vendas e fidelização do cliente

Todo profissional da área conhece o grau de dificuldade de se fazer o controle do estoque atual e, ao mesmo tempo, prever a demanda futura. O número de variáveis envolvidas é grande, o mercado é dinâmico e a concorrência cada vez mais acirrada.

Entretanto, é perfeitamente possível chegar a excelentes resultados, visíveis na curva de vendas e no fluxo de caixa, de maneira rápida e simples.

Um deles é contar com o auxílio de um método de previsão de demanda adequado e ferramentas que permitam ao gestor a visualizar o horizonte temporal do negócio com eficácia, a partir de dados que já estão, na maior parte, ao seu alcance. Pois, hoje, a grande matéria-prima é a informação, ou, mais que isso, a informação que você pode controlar e utilizar no dia-a-dia do negócio.

Previsão de demanda como forma de colocar o estoque em harmonia com o consumidor.

Numa equipe, ninguém resolve sozinho. Hoje em dia, os responsáveis pelo suppy chain já podem trabalhar a previsão de demanda por método estatístico, a partir da soma dos vários saberes, experiências e talentos de todos os profissionais engajados no processo.

A análise do comportamento do consumidor, em seus diversos momentos, deve ser baseada em dados sólidos, para que as tomadas de decisões sejam corretas, levando em conta os objetivos da empresa.

O desejado encontro entre o comprador e o produto precisa ter seu caminho aplainado, para acontecer sem frustrações ou interrupções, no curto prazo. Desta maneira, a experiência de compra pode se repetir e permanecer no tempo, a médio e a longo prazo, permitindo que as previsões de demanda sejam cada vez mais corretas e confiáveis.

Já colabora nesse sentido a tecnologia da informação, facilitando a vida do gestor no dia-a-dia e, sobretudo, nas projeções do futuro. Porém, é preciso salientar, existe a necessidade de definir a plataforma mais adequada ao tipo e às dimensões do negócio, pois ela deverá ser capaz de transformar a massa de dados vindas de diversos setores, em informações coerentes.

7 fatos que o gestor de demanda precisa dividir com as demais áreas

1 – O gestor de demanda conhece as técnicas da sua função, mas não é super-herói ou adivinho. Para fazer seu trabalho, precisa ser municiado de informações corretas e constantes de todos os setores. Além disso, deve ter à disposição ferramentas tecnológicas adequadas para fazer análises e projeções a partir delas.

2 – Um estoque bem estruturado é essencial para uma curva de vendas positiva e um bom fluxo de caixa. Por isso, os demais setores devem estar efetivamente engajados na rotina de coleta e repasse correto de dados.

3 – Os episódios de estoque parado devem ser reduzidos ao mínimo. Mas, quando acontecerem, toda a equipe deve se engajar em promoções que movimentem esses produtos e permitam rápida renovação, tendo em vista o novo momento dos consumidores.

4 – Toda a equipe deve estar atenta a fatores externos que possam causar mudanças repentinas, positivas ou negativas, nas vendas de determinado produto. Desta maneira será possível se preparar, evitando falta ou excesso nos estoques.

5 – No caso de empresas com dois ou mais pontos de venda, as equipes devem manter a área de gestão de demanda permanentemente informada sobre os hábitos de consumo específicos da região, da época do ano, etc. Assim, o remanejamento de produtos entre as lojas poderá ser feito com agilidade.

6 – A gestão da demanda pode fazer do estoque um fator de giro de produtos e melhoria do fluxo de caixa. Por isso, deve ser valorizada no dia-a-dia e incluída nas estratégias da empresa.

7 – Falta de estoque é venda perdida e consumidor insatisfeito. Para evitar esses dois males, toda a estrutura da empresa deve estar realmente engajada na constante troca de informações.