O On Shelf Availability é um indicador essencial para evitar problemas de indisponibilidade nas prateleiras. Saiba mais sobre como funciona e suas vantagens!

Quando um cliente não encontra o produto que deseja na gôndola, ele terá duas opções: comprar o item de outra marca que não desejava ou se dirigir a outro estabelecimento para procurar o produto. Essa indisponibilidade, conhecida também como ruptura de estoque, gera perdas financeiras para o varejo e para a indústria. Para combater isso, é importante identificar o que está causando essa falta. O On Shelf Availability (OSA) é um indicador da cadeia de suprimentos ideal para essa tarefa.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é OSA, que vantagens há em aplicá-lo e como pode ser implementado. Confira e saiba mais!

O que é o indicador OSA (On Shelf Availability?

O termo On Shelf Availability significa “Disponibilidade na Prateleira”. Como o nome sugere, seu objetivo é avaliar os motivos que levam à falta de produtos no estoque, ajudando o gestor a repor de forma eficiente e com agilidade. Essa análise é feita a partir de três critérios:

  • histórico do volume de vendas ao longo de um período;
  • expectativas do cliente;
  • sazonalidade;
  • volume de vendas com base nos dias da semana.

Esse tipo de gerenciamento proporcionado pelo indicador OSA é muito valioso tanto para o varejista, quanto para os fornecedores, evitando indisponibilidades que geram perda de vendas. Entenda algumas das principais vantagens.

Que vantagens o on shelf Availability gera no negócio?

Como já explicamos logo de início, a ruptura tanto no estoque quanto na gôndola pode gerar muitas perdas para o negócio. Por isso, a aplicação do On Shelf Availability oferece para o varejista diversas vantagens, tais como:

  • redução em perda de vendas;
  • fortalecimento do reconhecimento da marca no mercado, uma vez que seu negócio ganha a vantagem de sempre ter o que o cliente espera;
  • aumento da fidelidade;
  • praticidade no monitoramento e gestão do estoque;
  • aumento de vendas e, consequentemente, do faturamento.

O On Shelf Availability é essencial para que a empresa ganhe eficiência e aja rápido para proporcionar a melhor experiência para o cliente. Mas como esse indicador pode ser aplicado. É sobre isso que vamos falar agora.

Como aplicar o On Shelf Availability (OSA) nas vendas?

A aplicação do On Shelf Availability envolve diversas ações para garantir que a empresa atenda à demanda.

Monitoramento dos níveis de estoque

É preciso manter um controle apurado e atualizado da quantidade de itens que tem em estoque em na gôndola. Assim, sempre que houver necessidade, a reposição deverá ser feita.

Alguns softwares especializados permitem integrar os sistemas e manter a equipe informada sobre o volume real de produtos na prateleira, alertando no momento certo para a reposição.

Avaliação do volume de produtos necessários

Prever a demanda pode ser um grande desafio, mas é necessário para garantir a disponibilidade de produtos e também evitar desperdícios. Assim, a aplicação do OSA por meio de um software de previsão de demandas ajuda a empresa a evitar a ruptura nos estoques.

O LAGOM, por exemplo, consegue analisar a necessidade de ressuprimento em diversas unidades do negócio e fazer a reorganização do estoque entre as unidades antes que seja necessário fazer uma nova compra. Isso evita problemas de indisponibilidade e otimiza o uso dos recursos. Assim, torna-se uma ferramenta muito útil para a aplicação do On Shelf Availability.

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