Sabe a relação que existe entre a gestão de S&OP e CRM? Entenda o valor que essa estratégia tem para o aumento das vendas!

Existem hoje diversas ferramentas disponíveis que auxiliam as empresas na gestão dos negócios. Elas vão muito além de softwares que sistematizam as informações. Na verdade, podem gerar ideias e automatizar inúmeras tarefas. É o caso do CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, como também é conhecido em português.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é um CRM e como ele se relaciona com o planejamento de vendas e operações (S&OP).

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Trata-se de uma estratégia em que o cliente é colocado em foco nas ações de vendas, marketing e atendimento. 

Nesse tipo de abordagem, o objetivo é coletar, armazenar e controlar todas as informações relevantes sobre leads, prospects e clientes a fim de entender seu perfil, suas necessidades e seus desejos. Dessa forma, é possível criar e fornecer soluções personalizadas para então aumentar as chances de conversão e fidelização.

Para cumprir todas essas tarefas, as empresas utilizam uma plataforma de CRM, que é um software que faz toda a gestão das informações. Trata-se de uma das tecnologias mais importantes para gerenciar dados sobre os clientes e, com isso, gerar oportunidades e prever vendas.

Assim, uma plataforma de CRM é muito mais do que uma lista de contato ou um banco de dados. Ele é usado para gerenciar todas as informações sobre interesses e contatos, integrar esses dados para gerar relatórios, fornecer históricos e dar insights importantes que dão suporte às vendas.

Como o CRM se relaciona com as reuniões de S&OP?

S&OP, também chamado somente de SOP, é a sigla para Sales and Operations Planning. Esse Planejamento de Vendas e Operações é uma estratégia feita para aprimorar o processo de tomada de decisões que visam o aumento de qualidade em todas as operações relacionadas ao atendimento ao cliente, desde as vendas até o suporte.

Durante as reuniões de S&OP, as equipes podem avaliar todas as informações armazenadas no CRM para alinhar suas estratégias às ações do time comercial.

O S&OP é muito importante porque, no cotidiano do negócio, é natural que os diversos setores precisem atuar de modo interdependente. Ou seja, informações e processos de uma equipe impactam diretamente os resultados de outro departamento. Por exemplo, a equipe de compras adquire matéria-prima para o setor de produção confeccionar os produtos e repassar para o time comercial fazer as vendas.

Sem uma comunicação clara entre esses diferentes setores, seria fácil surgirem gargalos que resultam em desperdícios, como ruptura de estoque ou custos extras com armazenagem de produtos do portfólio da empresa que não estão tendo muita saída.

Como você pôde perceber, as plataformas de CRM são ferramentas essenciais para uma gestão de vendas eficiente. Quando usadas nas reuniões de S&OP podem gerar muitas oportunidades de vendas, garantindo que suas equipes trabalhem de forma coesa e com eficiência.

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