Aprenda como calcular a porcentagem da Curva ABC e entenda na prática como funciona essa estratégia! Então, saiba mais!

A Curva ABC é uma ferramenta utilizada por empresas para priorizar esforços de vendas e gerenciamento de estoque. Dessa forma, ao saber calcular a porcentagem da curva ABC corretamente, você poderá identificar quais são os produtos ou serviços mais relevantes para o seu negócio, e assim, priorizar os seus esforços de gestão, vendas e marketing.

Essa metodologia também permite reduzir os custos de estoque, evitar desperdícios e melhorar a tomada de decisão. Muito útil, não é mesmo? Sendo assim, que tal descobrir agora como funciona esse cálculo?

Então, continue lendo o artigo e descubra com exemplos práticos e as principais aplicações da Curva ABC.

Como calcular a porcentagem da Curva ABC

Para o cálculo da porcentagem da curva ABC, vamos usar o critério de demanda ou consumo de cada produto. Para isso, siga os passos que vamos apresentar agora:

  • Listar todos os seus produtos, com a quantidade vendida ou consumida em um determinado período.
  • Ordenar os produtos em ordem decrescente de quantidade vendida ou consumida.
  • Calcular o total de vendas ou consumo de todos os produtos.
  • Calcular a porcentagem de cada produto em relação ao total de vendas ou consumo.
  • Calcular o percentual acumulado de cada um dos itens. Depois somar a porcentagem com a dos produtos anteriores da lista.

Daí então, é possível classificar os produtos em A, B ou C, de acordo com a sua porcentagem acumulada:

  • os produtos que têm até 80% de porcentagem acumulada são classificados como A;
  • os que têm entre 80% e 15% são classificados como B;
  • Os que têm abaixo de 15% são classificados como C.

Para ficar mais claro, suponha que a loja de roupas tenha vendido os seguintes produtos em um mês:

  • vestido: 30 unidades;
  • calça: 40 unidades;
  • camiseta: 80 unidades.

Para calcular a porcentagem da curva ABC, você precisa seguir os seguintes passos:

  • Ordenar os produtos em ordem decrescente de quantidade vendida. Nesse caso, a ordem seria: camiseta, calça e vestido.
  • Calcular o total de vendas de todos os produtos. Nesse caso, o total seria: 30 + 40 + 80 = 150 unidades

Com essas informações, podemos calcular a porcentagem de cada produto em relação ao total de vendas. Então, as porcentagens seriam:

  • Camiseta: (80 / 150) x 100 = 53,33%
  • Calça: (40 / 150) x 100 = 26,67%
  • Vestido: (30 / 150) x 100 = 20%

Como mencionamos, para calcular a porcentagem acumulada de cada produto, somamos a sua porcentagem com a dos produtos anteriores. Nesse caso, as porcentagens acumuladas seriam:

  • camiseta: 53,33%;
  • calça: 53,33% + 26,67% = 80%;
  • vestido: 80% + 20% = 100%.

Com base nesse cálculo, a classificação seria dos produtos ficaria assim:

  • camiseta: A;
  • calça: A;
  • vestido: B.

Como usar a Curva ABC para tomada de decisão

As empresas podem usar a Curva ABC para tomar decisões informadas sobre gestão de estoque, marketing e vendas aplicando os seguintes conceitos à loja de roupas.

No gerenciamento de estoque, é possível usar a Curva ABC para identificar quais são os produtos que têm maior demanda ou consumo pelos clientes, e assim, priorizar o seu controle, armazenamento, reposição e segurança. Por exemplo, a loja de roupas pode investir mais em camisetas e calças, que são os produtos A, e menos em vestidos, que são os produtos B.

A metodologia ajuda o time de marketing a definir estratégias diferenciadas para cada categoria de produtos, de acordo com o seu potencial de lucro e atratividade. Por exemplo, a loja de roupas do exemplo citado poderia investir mais em divulgação, promoção e fidelização dos clientes que compram camisetas e calças, que são os produtos A, pois são os que geram mais receita.

Já na área de vendas, a porcentagem da Curva ABC orienta a equipe sobre quais são os produtos que devem ser destacados ou sugeridos aos clientes, de acordo com o seu valor e demanda.

A Curva ABC é uma ferramenta útil para gerenciar o estoque, o marketing e as vendas de uma loja de roupas. Sendo assim, ela permite classificar os produtos por valor e demanda, e definir as melhores estratégias para cada categoria.

Quer saber como calcular a porcentagem da Curva ABC sem erros? Então, solicite uma demonstração da nossa solução e acelere sua mudança!