Conhece as principais técnicas do mercado para manter o seu estoque saudável? Confira neste artigo os principais modelos de avaliação e controle para evitar falhas no setor.

A gestão do estoque é uma área que abriga diversos processos que vão desde a aquisição dos produtos até a disponibilidade para a venda ao consumidor final. Para evitar a indisponibilidade de produtos, é importante adotar estratégias que forneçam mais controle e mantenham um estoque saudável. Mas como fazer isso?

Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais metodologias usadas para avaliar o estoque da empresa e garantir um bom fluxo de vendas. Saiba por que é importante manter esse gerenciamento otimizado!

Por que é importante avaliar seu estoque?

Um bom controle de estoque inclui não apenas informações sobre o volume de itens armazenados. Trata também de dados importantes sobre as vendas e a demanda futura. Esse tipo de gestão exige que a empresa tenha à disposição registros claros sobre expedição, novos pedidos, recebimento e armazenamento de produtos, níveis de satisfação dos clientes, giro de estoque, entre outros.

Quando a empresa reúne e avalia todas essas informações, ela ganha uma ferramenta imbatível para aumentar seus lucros, investir na satisfação dos seus clientes, reduzir custos, evitar desperdícios e manter o estoque em um nível equilibrado.

Por isso, podemos afirmar que um estoque saudável é um reflexo da saúde financeira de todo o negócio, já que o estoque representa um importante ativo para a empresa.

Como avaliar se um negócio/empresa está com o estoque saudável? Conheça os principais métodos!

A avaliação dos processos e níveis de estoque da empresa pode ser feita a partir de diferentes critérios ou métodos de análise. Vamos considerar neste artigo os principais exemplos.

Curva ABC

A curva ABC é uma metodologia que permite à empresa descobrir quais produtos representam um potencial de lucro maior para o negócio. Para isso, ela agrupa os itens de seu catálogo em 3 categorias:

  • Curva A: aqueles que representam cerca de 80% do faturamento;
  • Curva B: aqueles que representam cerca de 15% do faturamento do negócio. Apesar de não representarem o montante daqueles da Curva A, também são estratégicos na estratégia nas ações de vendas;
  • Curva C: compreendem apenas 5% do faturamento, de modo que não exigem tanto dos esforços do time comercial já que a demanda é menor.

Dessa forma, a Curva ABC informa quais tipos de produtos merecem maior atenção na gestão de estoque.

Just In Time

Just In Time é uma metodologia que parte da ideia de que o estoque deve ser reabastecido conforme a demanda. Dessa forma, é necessário haver uma perfeita coordenação entre os fornecedores, a equipe de vendas e a área de estoque.

MPM

A Média Ponderável Móvel (MPM) ou Preço Médio Ponderado é um cálculo que resulta em uma média de valores dos produtos com base nos preços do lote anterior e do lote atual. Assim, é possível chegar a um preço médio dos produtos dos últimos lotes que estão armazenados em estoque.

Nesse tipo de avaliação, a empresa consegue determinar se a precificação está correta ou se representa um risco para a lucratividade do negócio.

Custo médio

No custo médio, o cálculo conta com o custo de todos os produtos presentes no estoque de um determinado gênero, independentemente de à qual lote pertencem.

Preço específico

Diferentemente das metodologias anteriores, o preço específico calcula o valor do item de modo individual. Assim, a precificação de cada produto vendido é fixada conforme a sua entrada no estoque. Dependendo do modelo de negócios, esse tipo de controle pode ser bastante complexo.

PEPS

PEPS é a sigla para Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Nessa metodologia, o controle de estoque se baseia em um fluxo físico de entrada e saída da empresa. Nessa dinâmica, o primeiro lote que entrou no estoque será o primeiro que vai ser vendido. Utilizar essa metodologia pode ser bastante lucrativo quando há alta de preços no mercado.

Essas metodologias permitem avaliar e manter um estoque saudável, pois conta com informações bastante precisas e passos efetivos no controle de cada produto ou lote que entra e sai da empresa.

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